Espaço para comunicar erros nesta postagem
O governo federal anunciou uma medida que promete aliviar significativamente o orçamento de milhares de famílias paulistas: a ampliação da Tarifa Social de Energia Elétrica. A partir do próximo sábado (5), cerca de 169 mil famílias atendidas pela Enel em São Paulo terão isenção total na conta de luz, desde que o consumo mensal não ultrapasse os 80 kWh.
A mudança, válida inicialmente por até 120 dias, representa uma evolução no programa que, até então, oferecia descontos escalonados entre 10% e 65%, de acordo com o consumo. Agora, com a nova regra, o benefício passa a garantir gratuidade total para famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) ou que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Além das famílias com isenção integral, outras 959 mil famílias continuarão recebendo desconto total nos primeiros 80 kWh, mesmo que ultrapassem esse consumo mensal.
Segundo o governo federal, a iniciativa visa mitigar os efeitos do aumento no custo de vida e assegurar que a energia elétrica — item essencial — esteja garantida para aqueles em situação de vulnerabilidade social. Para ter acesso ao benefício, os interessados devem procurar a Enel e apresentar a documentação exigida para adesão.
A expectativa é de que a medida beneficie ainda mais pessoas ao longo do período de vigência, reforçando a política de proteção social em tempos de instabilidade econômica.
ABCD NEWS