ABCD NEWS

Domingo, 05 de Maio de 2024

Saúde

Ampliação da Vacinação Contra Dengue no SUS: Novas Diretrizes do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (18), uma importante ampliação na estratégia de vacinação contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS).

Weslen Bianco reporter
Por Weslen Bianco reporter
Ampliação da Vacinação Contra Dengue no SUS: Novas Diretrizes do Ministério da Saúde
imprensa@abcdnews.com.br
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (18), uma importante ampliação na estratégia de vacinação contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, as vacinas com validade até 30 de abril poderão ser administradas gratuitamente em pessoas de 4 a 59 anos nas unidades de saúde que possuírem doses disponíveis. Anteriormente, a vacina estava sendo oferecida apenas para pessoas de 10 a 14 anos.

Embora a faixa etária inicial continue sendo priorizada, a medida de expansão visa evitar o desperdício de imunizantes e contornar a baixa adesão. Além disso, aqueles que se vacinarem nessa nova estratégia terão a garantia da segunda dose do imunizante.

Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), ressaltou que essa ampliação se aplica exclusivamente às vacinas com validade até 30 de abril. Assim, as cidades que não dispuserem mais de doses desse lote manterão o público-alvo anterior, de 10 a 14 anos.

Leia Também:

É importante destacar que a disponibilidade de vacinas próximas da validade não pode ser calculada pelo Ministério da Saúde, pois as informações sobre as aplicações não são fornecidas. Portanto, é necessário consultar o posto de saúde habitual para verificar a disponibilidade de vacinas.

A vacina contra dengue oferecida gratuitamente no SUS é a Qdenga, mas há restrições para certos grupos, como imunossuprimidos, gestantes, lactantes, pessoas com sensibilidade à dose anterior da Qdenga, alérgicos a componentes da vacina e indivíduos com sintomas de dengue no momento da vacinação.

Vanessa Truda, infectologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, destacou em entrevista ao MinhaVida que os sintomas iniciais da dengue surgem entre 3 e 15 dias após a picada do mosquito. Os sintomas mais comuns incluem febre, dores musculares, dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor nas costas, dor nos olhos, dores articulares e manchas vermelhas na pele.

Parte superior do formulário

 

FONTE/CRÉDITOS: SUS
Comentários:
Weslen Bianco reporter

Publicado por:

Weslen Bianco reporter

Weslen não é apenas um repórter, mas uma figura que personifica a integridade jornalística e o compromisso com a verdade. Sua paixão por contar histórias relevantes, investigar a fundo os fatos e apresentar notícias imparciais tem sido...

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!